Notícia

Preservação - O que você pode fazer pelo meio ambiente?

Preservação - O que você pode fazer pelo meio ambiente?

O que significa a Preservação do meio ambiente

Refere-se a um conjunto de práticas que visam proteger a natureza de ações que provocam danos ao meio ambiente, como a extinção de animais, a degradação das florestas, a poluição, o aquecimento global e o descarte incorreto de lixo.

Devido ao modelo econômico atual, baseado em elevados níveis de consumo, o ser humano tem causado inúmeros prejuízos para a flora e fauna no planeta, ocasionando desequilíbrios ambientais irreversíveis.

Alguns exemplos dos problemas ocasionados com a degradação ambiental, são a contaminação das águas, rios e oceanos, poluição do ar, efeito estufa e mudanças climáticas, assim como o excesso de produção de lixo.

Em decorrência desses desequilíbrios, diversas espécies de animais estão em extinção ou correm o risco de serem extintas. Dessa forma a biodiversidade do planeta é alterada, colocando em risco o futuro das próximas gerações.

Diante desse cenário, ações de preservação da natureza tornam-se indispensáveis, tanto por parte dos governantes, que devem estabelecer regras e limites para a utilização dos recursos naturais, como de cada um dos indivíduos no seu dia-a-dia.


Mas como você pode preservar o seu ambiente?

No nosso dia a dia podemos adotar ações que garantam a sustentabilidade de nossas ações, contribuindo para a preservação do ambiente em que vivemos.

Segue algumas dicas de como você pode contribuir:

  • Economize água: você pode economizar a água com cuidados simples, como evitar torneiras abertas ou banhos longos. Ainda pode-se ter ações maiores com a implantação e utilização de um sistema de captação de água da chuva, por exemplo.
  • Separe o lixo: separar o lixo é uma forma muito eficiente de contribuir para que os materiais reciclados sejam encaminhados para pontos de reciclagem e se tornem matéria-prima para outros produtos ao invés de lixo.
  • Faça compostagem: Com a compostagem dos resíduos orgânicos, além de diminuir a quantidade de lixo eliminada, você terá um excelente composto orgânico para suas plantas.
  • Economize energia elétrica: utilize a energia elétrica apenas quando necessário, apague as luzes e desligue os aparelhos elétricos quando estiver usando. Aproveite a luz natural do sol e substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos.
  • Evite utilizar o carro: sempre que possível faça seus trajetos de bicicleta, a pé ou de ônibus. A queima do combustível elimina dióxido de carbono no ar, que é um gás do efeito estufa que contribui para a intensificação do aquecimento global. Além do beneficio ao meio ambiente, seu corpo agradecerá.
  • Reutilize e compre apenas o necessário: evite comprar produtos que já possui ou que podem ser adquiridos de segunda mão. Além disso, antes de fazer uma compra, pense se realmente precisa daquele objeto, muitas vezes compramos sem necessidade.
  • Colete o óleo de cozinha: nunca jogue o óleo de cozinha na pia! Além de causar o entupimento dos canos, o óleo pode chegar aos rios e provocar a contaminação da água. Reserve o óleo usado em uma garrafa e depois leve até os pontos de coleta.
  • Prefira empresas com compromisso ambiental: quando for adquirir um produto, pesquise sobre a empresa e evite contribuir com corporações que poluem ou não fazem o adequado descarte dos resíduos que produzem.

 

 

Preservar o meio ambiente é preservar a vida, não apenas dos seres humanos, mas de todas as espécies existentes. Afinal, se os recursos naturais não forem utilizados de maneira sustentável, as próximas gerações são colocadas em risco.

 

Política Nacional de Resíduos
CONAMA
Empresa Responsável
IBAMA
NBR